quarta-feira, 27 de maio de 2009

Um pouco de história













O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates nos anos 20. Depois de sofrer de raquitismo, asma e febre reumática durante a infância, o alemão se tornou obcecado por ter um corpo saudável, e passou a adolescência se dedicando a diferentes tipos de esportes – chegando inclusive a lutar boxe profissionalmente.

Durante a I Guerra Mundial, Joseph foi exilado em uma ilha inglesa e passou a trabalhar em uma enfermaria, cuidando de pacientes mutilados. Naquele local, Pilates desenvolveu, aperfeiçoou e provou a eficácia de sua técnica, uma vez que os pacientes tratados com seus exercícios foram os únicos que resistiram a uma forte epidemia de gripe. Os objetivos de seus exercícios eram fortalecer músculos, aumentar a flexibilidade e a consciência corporal, através do uso de molas - que depois viriam a ser a base de um sistema de exercícios e aparelhos.

Em 1926, Joseph e sua esposa abriram em Nova York o primeiro estúdio de Pilates, freqüentado majoritariamente por bailarinos em reabilitação. Porém, a popularidade só veio nos anos 40, quando grandes bailarinos como Martha Graham e George Balanchine figuravam entre sua clientela, adicionando inclusive, alguns movimentos do Pilates em suas coreografias.

Atualmente, programas modernos de Pilates apresentam uma gama maior de movimentos e variações, mas os princípios e exercícios originais de Joseph Pilates continuam sendo a base desta técnica.

Joseph Pilates demonstrando alguns de seus exercícios



Fontes:
pilatesinsight.com
pilatesfoundation.com
physiopilates.com

terça-feira, 19 de maio de 2009

Pilates?


Depois de frequentar uma academia de ginástica só para mulheres por 5 meses e emagrecer alguns quilos, percebi que era hora de mudar de exercício. Na verdade, o meu objetivo não era emagrecer, e sim ganhar fortalecimento muscular. Quando vi que o resultado obtido foi perda de peso e quase nenhum ganho de massa, resolvi procurar outra atividade.

Já tinha ouvido falar no método Pilates - principalmente em notícias sobre celebridades que praticavam esta atividade - mas não sabia exatamente como funcionava e se realmente dava resultados. Assim, comecei a minha busca e descobri que:

“Pilates é uma técnica de condicionamento físico criada pelo alemão Joseph Pilates, que trabalha o corpo e a mente, onde a respiração é sempre coordenada com o movimento. Os exercícios são disciplinados e direcionados, com a finalidade de fortalecer os ligamentos e as articulações, aumentar a flexibilidade e alongar o corpo.” Fonte: beleza inteligente

Achei interessante e, logo em seguida, encontrei um lugar especializado nessa área e me matriculei. Durante três meses pratiquei esta atividade, mas, devido ao valor da mensalidade, fui obrigada a parar.

Porém, desde que passei por essa experiência, fiquei encantada com o método e seus resultados – o que me fez pensar nesse assunto como tema de um blog criado para a disciplina Jornalismo na Internet, do curso de Jornalismo na UERJ.

Sendo assim, ao longo desses quase dois meses de curso, pretendo deixá-los informados sobre esta técnica magnífica chamada Pilates.