quarta-feira, 27 de maio de 2009

Um pouco de história













O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates nos anos 20. Depois de sofrer de raquitismo, asma e febre reumática durante a infância, o alemão se tornou obcecado por ter um corpo saudável, e passou a adolescência se dedicando a diferentes tipos de esportes – chegando inclusive a lutar boxe profissionalmente.

Durante a I Guerra Mundial, Joseph foi exilado em uma ilha inglesa e passou a trabalhar em uma enfermaria, cuidando de pacientes mutilados. Naquele local, Pilates desenvolveu, aperfeiçoou e provou a eficácia de sua técnica, uma vez que os pacientes tratados com seus exercícios foram os únicos que resistiram a uma forte epidemia de gripe. Os objetivos de seus exercícios eram fortalecer músculos, aumentar a flexibilidade e a consciência corporal, através do uso de molas - que depois viriam a ser a base de um sistema de exercícios e aparelhos.

Em 1926, Joseph e sua esposa abriram em Nova York o primeiro estúdio de Pilates, freqüentado majoritariamente por bailarinos em reabilitação. Porém, a popularidade só veio nos anos 40, quando grandes bailarinos como Martha Graham e George Balanchine figuravam entre sua clientela, adicionando inclusive, alguns movimentos do Pilates em suas coreografias.

Atualmente, programas modernos de Pilates apresentam uma gama maior de movimentos e variações, mas os princípios e exercícios originais de Joseph Pilates continuam sendo a base desta técnica.

Joseph Pilates demonstrando alguns de seus exercícios



Fontes:
pilatesinsight.com
pilatesfoundation.com
physiopilates.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário